Defacement ou Pichação na página da Web da Famup

Defacement ou deface, como é conhecido popularmente, é um termo de origem inglesa para o ato de modificar ou danificar a superfície ou aparência de algum objeto. Na segurança da informação, é usado para categorizar os ataques realizados por defacers e script kiddies para modificar a página de um sítio na Internet.

Geralmente os ataques tem cunho político, objetivando disseminar uma mensagem do autor do ataque para os frequentadores do site alvo. Esses ataques podem também ter cunho pessoal, transformando-se em uma espécie de troféu para o autor — um prêmio pela sua capacidade de penetrar na segurança de um determinado sistema.

O ato pode ser analogamente comparado à pichação de muros e paredes. O autor do defacement geralmente é referenciado como defacer ou também pichador.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Defacement

Pode ocorrer a invasão por diversos métodos a exemplo do ataque DDos, Força Bruta, uso de computadores Zumbis e por ai a fora.

Mas no caso do site da FAMUP, foi pelo simples fato de ser um site pouco estruturado e com níveis de segurança reduzido. O FAMUP é o site da Federação das Associações de Municípios da Paraíba e foi utilizado para realizar um protesto contra a Criação da Usina hidroelétrica de Belo Monte e contra a divisão do Pará.

Os hackers ao procurarem um alvo seleciona os sites com menos segurança e aproveitam o descaso do administrador para modificar e ter maior tempo de visibilidade no ar. É o caso do site que até agora o portal do G1 Paraíba não conseguiu contato com os responsáveis pelo FAMUP para dá alguma explicação de como poderia ter ocorrido a invasão.

A invasão foi assumida pelos grupos  iPirates Group e AntiSec.BRTeam.

O presidente da FAMUP atualmente é o prefeito de Picuí Buba Germano.